Tattoo Equipment

Dúvidas frequentes

As respostas para as perguntas que mais chegam aqui pra gente.

Não encontrou o que procura, ou ainda tem alguma dúvida?

Entre em contato conosco!

 

Qual o horário de funcionamento do estúdio?

Somos um estúdio privado, por isso não temos um horário fixo de funcionamento pré-determinado. Trabalhamos sempre com hora marcada com antecedência, tanto para orçamentos presenciais como para as tatuagens. 

Preciso marcar um horário para conversar pessoalmente com algum(a) dos(as) tatuadores(as)?

Sim. Temos três artistas aqui no estúdio, cada um trabalhando com especialidades, valores e horários diferenciados - sempre com hora marcada com antecedência.

É só entrar em contato conosco pela área de contato daqui do site, no e-mail contato@blackinktattoo.com.br, ou no whatsapp 48 99112 8989, que nós encaminhamos a quem irá atende-lo, para que combinem diretamente o dia e horário que fique melhor para ambos.

Preciso marcar um horário para fazer uma tattoo?

Sim. Trabalhamos sempre com hora marcada com antecedência, e pra confirmar o agendamento nós pedimos um adiantamento, que é abatido do valor da tattoo no dia que for feita (caso não seja necessária nenhuma alteração ou criação da arte).

Quando precisamos criar/alterar a arte, o valor da criação é combinado antecipadamente com o(a) artista, e pode variar dependendo do tamanho e complexidade do desenho (esse valor é cobrado adiantado e fica a parte do valor da tattoo).

Qual o endereço do estúdio?

O estúdio fica no centro de Florianópolis, e é bem fácil de achar: é na rua Jerônimo Coelho, 170 - sala 501. Essa rua fica entre o Mercado Público e o Camelódromo, e é no prédio aonde ficam os caixas eletrônicos do Banco do Brasil, bem na esquina com a rua Felipe Schimdt.

Para não correr o risco de ocorrer desencontros, é importante frisar que somos um estúdio privado, por isso não temos um horário fixo de funcionamento predeterminado. Trabalhamos sempre com hora marcada com antecedência, tanto para orçamentos presenciais como para as tatuagens.

Como é cobrada a tatuagem? Por desenho ou por sessão?

Somente trabalhos muito grandes e fechamentos são cobrados por sessão. Trabalhos menores, como escritas, frases, pequenos símbolos, e muitos outros, nós fechamos um valor para que seja feito todo numa vez só. 

Qual o valor da sessão?

Temos três artistas aqui no estúdio, cada um trabalhando com especialidades, valores e horários diferenciados. Se você puder nos enviar uma mensagem aqui pela área de contato do site, dizendo além da parte do corpo em que quer tatuar, o tamanho aproximado em cm, nós vamos te pedir uma ou mais imagens de referência  e vamos ver pra você qual dos três se encaixa no perfil do trabalho que você quer fazer.

Depois disso repassamos os contatos de quem poderia te atender, para conversarem diretamente sobre valores e agendamento.

Tem algum tipo de tatuagem que não é feita no estúdio?

Sim. Como profissionais, nos reservamos o direito de não executar qualquer tipo de trabalho. Prezamos totalmente a qualidade e o resultado final da nossa arte, por isso não nos comprometemos quando estamos cientes de que não vamos alcançar a expectativa do cliente, e nesses casos buscamos orientá-los sempre da maneira mais clara e honesta possível. Por esse motivo, não fazemos: coberturas e reformas; tatuagens nos dedos, lateral da mão ou no rosto; e não continuamos trabalhos iniciados por outros tatuadores.

O estúdio oferece algum tipo de curso ou estágio para tatuadores iniciantes?

Não. Mas você pode entrar em contato conosco aqui pela área de contato do site, e indicamos pra você estúdios que oferecem cursos.

Como solicito um orçamento?

Temos três artistas aqui no estúdio, cada um trabalhando com especialidades, valores e horários diferenciados. Se você puder nos enviar uma mensagem aqui pela área de contato do site, dizendo além da parte do corpo em que quer tatuar, o tamanho aproximado em cm, nós vamos te pedir uma ou mais imagens de referência  e vamos ver pra você qual dos três se encaixa no perfil do trabalho que você quer fazer.

Depois disso repassamos os contatos de quem poderia te atender, para conversarem diretamente sobre valores e agendamento,

Quais as formas de pagamento?

Trabalhamos preferencialmente à vista (em dinheiro), e também aceitamos PIX, cartão de crédito e débito: Visa, Mastercard, American Express, Elo e Hipercard. Cada artista trabalha com uma operadora de máquina de cartão diferente, mas no geral, para pagamentos via cartão de crédito é possível parcelar em até 12 vezes, com acréscimo das taxas das operadoras de cartão e da máquina.

Qualquer pele pode ser tatuada?

Não. As regiões de mucosa, cartilagens e a parte entre os dedos não devem ser tatuadas. Nesses locais a tatuagem não tem durabilidade, e o desenho perde a definição rapidamente, já durante a fase de cicatrização. No mais, toda pele saudável, hidratada e que não esteja queimada de sol pode ser tatuada. Em caso de qualquer tipo de dúvida, recomendamos sempre uma consulta a um bom dermatologista.

É necessário algum cuidado especial antes de me tatuar, ou nos dias que antecedem a minha sessão?

Não há nada específico, mas vir descansado(a) após uma boa noite de sono, manter uma alimentação balanceada e uma boa higiene na parte do corpo a ser tatuada, são sempre indicadas antes de se realizar uma tatuagem. O uso de creme hidratante também e indicado, por manter a pele saudável e facilitar a aplicação.

É muito importante nos informar antecipadamente se você possui algum tipo de alergia ou problema de pele, pois dependendo do caso, será necessário um aval médico antes de agendarmos.

Chegou o dia da minha tattoo, tem algo que eu precise saber?

Sim, temos algumas rotinas bem estabelecidas aqui no estúdio: devido ao espaço físico limitado, e visando zelar a segurança, privacidade e conforto dos tatuadores e seus clientes (principalmente em tempos de pandemia), não é permitida a permanência de acompanhantes na nossa área de procedimentos. O uso de máscara é obrigatório.

Também é importante lembrar de usar ou trazer uma roupa com a qual você se sinta confortável, e que facilite o acesso a área do corpo que vai ser tatuada - lembrando que nosso ambiente é climatizado, então se quiser pode trazer algo também pra não ficar com frio (no inverno usamos aquecedor).

Por último e não menos importante: é legal trazer algum lanche ou fruta, pra poder comer durante alguma pausa que for feita durante o procedimento. Também recomendamos trazer o carregador do celular e fone de ouvido, para poder se distrair durante a sessão.

E depois de tatuar, quais cuidados devem ser tomados?

As indicações mais específicas variam para cada estúdio e cada tatuador. O mais importante é a higiene até que o local esteja cicatrizado. Além disso, as recomendações mais comuns envolvem evitar o consumo em excesso de álcool, comidas gordurosas, chocolate e frutos do mar, bem como evitar a exposição da tatuagem à luz solar e à água do mar e de piscinas.


Aqui no Black Ink, recomendamos aos clientes uma compressa de gelo no local da tattoo (no primeiro dia), curativo apenas com filme de PVC (de 1 a 3 dias, de acordo com a resposta de cada organismo) e aplicação de creme ou pomada específica para tatuagens, durante 15 dias. É importante não coçar nem retirar as casquinhas que podem se formar, e após o processo de cicatrização, também se recomenda o uso de

bloqueadores solares e creme hidratante, a fim de manter a qualidade visual da sua tatuagem.

Existe algum tipo de alimento que deve ser evitado após fazer uma tatuagem?

Esse é um tema bem controverso, já que cada organismo reage de uma maneira. Por isso recomenda-se evitar frutos do mar e alimentos gordurosos em excesso. Também é recomendado evitar o uso de álcool e drogas.

Dá para mudar de ideia depois de ter se tatuado?

Fazer uma tatuagem é um procedimento de extrema seriedade, uma vez que é irreversível. Atualmente existem procedimentos para remoção de tatuagens com laser, mas o custo desses serviços geralmente é elevado e seus processos são famosos por serem doloridos.

Portanto, é imprescindível que antes de fazer uma tatuagem, você esteja informado sobre todos os detalhes: a adequação do desenho e da parte do corpo a ser tatuada; os critérios para se escolher um estabelecimento e um profissional; os procedimentos que antecedem e sucedem as sessões; e os cuidados para evitar falhas estéticas e riscos à saúde dos envolvidos.

É possível cobrir sinais e cicatrizes?

Em se tratando de cicatrizes, cada caso é um caso, mas como regra geral o procedimento não é recomendado. Marcas acidentais em locais inusitados já chamam a atenção, e quando pintadas e em relevo, podem chamar ainda mais. O mais recomendado é usar a tatuagem como “ponto de fuga”, para que se olhe para outra região, ao invés da cicatriz.

No caso de sinais, o maior perigo é serem células cancerígenas. Depois de cobertas, não há como se ter um acompanhamento visual - de que o sinal ou pinta está se modificando ou não - para que se possa prevenir um possível câncer de pele. Em ambos os casos, sempre recomendamos uma consulta prévia a um dermatologista.

Quem tem queloide pode tatuar a pele normalmente?

Teoricamente sim, porque o procedimento de injeção de tinta é superficial, de cicatrização pouco profunda. Pessoas que têm tendência a este problema geralmente ficam com uma tatuagem com aspecto mais em relevo, mas com o tempo isso tende a diminuir, inclusive existem pomadas específicas para isso. De qualquer maneira, antes de tatuar sempre recomendamos uma consulta a um dermatologista.

Fazer tatuagem dói ou não dói?

Sim, dói. Generalizando, as sensações são descritas de diversas formas: ardência, irritação ou apenas um desconforto, geralmente suportável. Entretanto, a dor varia de pessoa para pessoa; de uma parte do corpo para outra; do tamanho, tipo e duração da tatuagem; e também da habilidade do tatuador.

Pode-se fazer uma tatuagem durante a gravidez?

Não. É necessário esperar pelo menos 40 dias após o parto. Durante a gestação ocorrem diversas mudanças na pele (que se estica muito) e em todo o organismo da mulher, que se adapta às necessidades do bebê. A imunidade fica mais baixa, e por isso tanto ela como o bebê ficam mais suscetíveis a contrair infecções e doenças, correndo um risco totalmente desnecessário.

Sou menor de idade, posso fazer uma tatuagem?

Sim, se você tiver mais de 16 anos, e observando que de acordo com a lei número 15.122, para os maiores de 16 anos e menores de 18 anos de idade é necessário o preenchimento do termo de autorização, com firma reconhecida em cartório, dos pais ou responsável, além de cópia dos documentos de identidade dos mesmos.

Qual o valor para colocação de piercing? E vocês vendem joias?

Não trabalhamos com perfuração nem venda de joias, mas podemos indicar profissionais muito bons na área, é só enviar uma mensagem pra gente na área de contato do site.

Vocês vendem agulhas, máquinas e outros materiais aí no estúdio?

Não vendemos nenhum tipo de material aqui no estúdio.

Vocês fazem tattoo de henna?

Não, somente tatuagens definitivas.

Vocês fazem remoção com laser?

Não fazemos esse tipo de procedimento aqui no estúdio, mas podemos indicar alguns estabelecimentos que fazem, e que podem te passar maiores informações.

Quem tem tatuagem ou piercing pode doar sangue?

De acordo com a Portaria do Ministério da Saúde n°158 de 04 de fevereiro de 2016 que determina o Regulamento Técnico para os procedimentos hemoterápico, pessoas que se submeteram a tatuagem ou piercing, deverão saber informar se o local onde este foi feito, possui Alvará válido da Vigilância Sanitária - neste caso a inaptidão à doação será de 6 (seis) meses. Caso não saibam informar se o estúdio tem Alvará válido, a inaptidão será por 12 (doze) meses após a realização. No caso de possuir piercing de língua, cavidade oral ou região genital, devido ao risco permanente de infecção, poderão candidatar-se a nova doação 12 (doze) meses após a retirada do mesmo. (FONTE: http://www.hemosc.org.br/perguntas-frequentes.html).

Girl Getting Arm Tattoo

Entre em contato:

Rua Jerônimo Coelho, 170 sala 501 - Centro
Florianópolis - Santa Catarina

Telefone/Whtasapp: (48) 99112 8989

  • Instagram
  • Facebook
  • Google Places
  • Twitter

Obrigado pelo envio!